domingo, 13 de fevereiro de 2011

Lady Gaga: "As pessoas querem me ver falhando"

Como esperado, o lançamento de Born This Way, o novo single de Lady Gaga,  veio recheado de polêmica e quebra de records. 


Lançado na última sexta (11), Born This Way foi imediatamente comparado à Express Yourself, de Madonna. Claro que de Gaga esperava-se algo autêntico, mas autenticidade é algo raro na música pop e mais cedo ou mais tarde a moça deixaria transparecer de forma muito clara suas influências.


O single quebrou o primeiro recorde em menos de 3 horas, chegando ao topo do chart no iTunes EUA, antes alcançado pela estrela country Taylor Swift. A canção chegou ao topo em 23 países em menos de 24 horas.


Em entrevista à revista Vogue de março, Lady Gaga falou um pouco sobre os rumos musicais do álbum "Born This Way". "Ele (o álbum) acaba sendo essencialmente pop, mas quando eu canto, eu mentalizo a Edith Piaf com um microfone velho no meio do palco (…) Há também momentos rock n’ roll no CD, tipo um pouco de Bruce Springsteen, um pouco de Guns n’ Roses”. Além do segundo single, intitulado Judas, outras faixas reveladas pela cantora são: Hair, Bad KidsGovernment Hooker e Americano, que a própria artista descreve como uma canção mariachi-techno-house com uma letra que fala sobre casamento gay (cadê a novidade?), imigração ilegal nos Estados Unidos e ainda discute leis.

"Falando estritamente do ponto de vista musical, acho que sou uma grande intérprete. Me considero com uma das maiores vozes do setor. Me considero uma das maiores compositoras. Eu não diria que sou uma das maiores bailarinas, mas sou realmente muito boa no que faço. Eu acho bom ter confiança em si mesmo." declarou para a revista Vogue.


A moça também gravou entrevista para o programa "60 Minuts", do canal CNN. Em um trecho divulgado, a cantora afirmou que as pessoas querem vê-la falhar. "Todo o mundo quer ver a decadência da estrela. Querem me ver fracassar." Lady Gaga disse que estamos na época em que o público gosta de ver os artistas em decadência, fazendo referência às polêmicas que Britney Spears e Lindsay Lohan estiveram envolvidas. Assista o trecho aqui.

"Born This Way" (o álbum) será lançado em 23 de maio.

2 comentários:

Caio Coletti disse...

Bom, eu sou fã de Gaga, então acho que sou um pouco suspeito para falar. Mas fazer referência a Madonna em uma música pop é como fazer uma referência a Deus numa missa, então não a culpo por deixar transparecer as influências dela. Pelo contrário. Boa música pop é isso mesmo, uma salada de referências que a artista marca com uma assinatura própria. E Gaga tem muito o que dizer sobre o mundo ao nosso redor.

Acho que o grande erro em relação a ela é que essa "esquisitice" que ela demonstra nos figurinos e nas aparições públicas é pura encenação por publicidade. Não é. Essa coisa meio monstruosa é o que ela é, de verdade, o tempo todo, e por inteiro. E vi um tweet outro dia que expressou bem uma coisa. Dizia: "Sabe, Express Yourself é só sobre sexo. Born This Way é sobre todos nós". Madonna que me desculpe, mas para mim Gaga tem muito mais a dizer do que ela.

Quanto a ela dizer que o público quer vê-la falhar, isso é a mais pura verdade. Ver "Papparazzi" é presenciar uma crítica a essa cultura da decadência. E ela é sim uma boa intérprete, não diria a melhor, mas uma das melhores (ao vivo pelo menos), muitas grandes cantoras de estúdio não mantém o nível ao vivo como ela consegue fazer. E é também uma excelente compositora, melódica e harmônica.

Enfim, acho-a muitíssimo talentosa, muitíssimo inteligente e tudo o mais. Mas sou fã porque ela me ensinou a amar a mim mesmo. E como "Born This Way" é justamente sobre amar a si mesmo, pra mim é uma música que já tem um lugar na minha memória afetiva.

Abraços Rubens! ;D

Oráculo disse...

Fala de GaGa é sempre gostoso e perigoso. Sim primeiro, copiar folano beltrano, gente isso é só inveja, se ninguem copiasse ninguem os seres humanos nem andariam só com duas patas, nexxxt!
Segundo, Floop a vista, na verdade Born This Way é THE FAME (album) com açucar se o album seguir essa linha (q eu acho dificil) ela tá com dias contados.
É o jeito esperar o album sair, o clipe e o Grammy, q é hj Vem Gente \o